A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

domingo, 7 de junho de 2009

DICAS DE REDAÇÃO

Alguns concurseiros me perguntam como eu faço para escrever minhas redações em provas de concurso público. Muito bem, aqui vão algumas dicas:

1) Infelizmente não há como escrever bem sem saber o assunto. Para isso, é preciso estudar o máximo possível o conteúdo do edital, imaginando como aquilo poderia ser cobrado em uma discursiva. Não se limite a acertar as questões objetivas. Treine discorrer sobre o assunto, ainda que mentalmente, para saber transmitir as idéias que você tem retidas no cérebro pelo estudo.

2) É claro que às vezes nos deparamos com questões que não dominamos totalmente. Nesses momentos, vale o jogo de cintura: procure falar o máximo que souber sobre o tema, ainda que o que escrever não esteja diretamente relacionado com a exata pergunta da questão. Mas cuidado: não fuja do tema, mantenha sua dissertação dentro dos limites dos aspectos relacionados à questão que se cobra. Se nada souber, não deixe em branco, pois o zero você já tem. Escreva alguma coisa, com o melhor português que puder, pois há bancas examinadoras que pontuam a questão pelo quesito do conteúdo e também pelo português (ex: Esaf). De repente você ganha alguns pontinhos, mesmo errando o conteúdo.

3) Procure dar uma estrutura ao seu texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução fornece a idéia geral do que vai ser dito. Os parágrafos seguintes servirão para desenvolver cada idéia. O parágrafo é a unidade de estruturação do texto. Ele é composto por vários períodos (separam-se os períodos, em regra, pelo ponto final). Sugiro anunciar a idéia central do parágrafo no primeiro período, desenvolvendo-a nos períodos subseqüentes. Sempre que for falar de algo não relacionado com a idéia central do primeiro período, inicie um novo parágrafo.

4) O último parágrafo é a conclusão. Ela é importante, pois sua ausência pode fazer o texto parecer que acabou pela metade. A conclusão pode ser breve, de uma ou duas linhas, mas procure dar um arremate final ao que foi dito. É possível, por exemplo, fazer um retorno ao tema inicial ou lançar uma opinião sua sobre o tema. Porém, se a redação for de natureza técnica (ex: parecer), não cabem opiniões pessoais. Neste caso, apenas conclua com o encaminhamento que deve ser dado à questão.

5) É muito comum em provas de concurso, notadamente do Cespe, a questão exigir que se discorra obrigatoriamente sobre alguns aspectos do tema, expressamente transcritos no enunciado. Reserve um parágrafo para cada item destacado, discorrendo da melhor maneira possível sobre o assunto. É com base nesse conteúdo que a banca lhe atribuirá a nota.

Luciano Henrique Oliveira

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