A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MODELO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS

Atendendo a pedidos, eis um modelo simples de redação dissertativa-argumentativa para concursos públicos:

1.º parágrafo: INTRODUÇÃO (apresentação do tema)
2.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 1)
3.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 2)
4.º parágrafo: DESENVOLVIMENTO (resposta ao quesito 3)
5.º parágrafo: CONCLUSÃO (reafirmação do tema e opinião conclusiva)

Obs.: não havendo espaço, a CONCLUSÃO pode ser suprimida, iniciando-se o último parágrafo de desenvolvimento com uma expressão de finalização (ex.: por fim, finalmente, por último etc.).

A dissertação é um texto técnico e impessoal, em que o candidato apresenta, em linguagem formal, os principais aspectos de determinado assunto.

Exemplo:

Questão: Disserte sobre o CNJ, abordando os seguintes tópicos:

a) Posicionamento na estrutura dos Poderes;
b) Composição;
c) Competências.

RESPOSTA:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um importante órgão público, inserido na estrutura do Estado Brasileiro pela Emenda Constitucional 45/2004. A sede do Conselho fica na Capital Federal.

Embora não exerça atividade jurisdicional, o CNJ pertence ao Poder Judiciário, como demonstra o art. 92 da Constituição Federal. Sua missão consiste em exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

O CNJ é composto por quinze membros com mandato de dois anos, admitida uma recondução. Entre eles, temos o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que preside o Conselho, um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, um Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, um desembargador de Tribunal de Justiça, além de outros magistrados, membros do Ministério Público, advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

Entre as competências do CNJ, destacam-se: zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura; receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário; e rever processos disciplinares de juízes e membros de tribunais.

Assim, nota-se que o CNJ é um órgão do Judiciário de grande importância na atuação do controle administrativo e financeiro desse Poder.

Bons estudos a todos!
Luciano Oliveira

38 comentários:

  1. Muito Boa Sua Explicação:

    Quero saber sobre,quais possiveis Temas,serão
    combrado para o cargo de nivel medio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o acesso à informação é um bom tema.

      Excluir
  2. Que tipo de tema, terá mas chance de ser cobrado na prova de nivel medio?

    ResponderExcluir
  3. Quanto a isso, sugiro olhar um artigo meu, disponível no site do Ponto dos Concursos (data: 24/07/2010), onde apresento várias sugestões de temas da atualidade para a redação de Técnico do MPU 2010.

    ResponderExcluir
  4. Há a necessidade de aposição de título? Parabéns pelo artigo, muito objetivo e claro.

    ResponderExcluir
  5. Professor, sigo seu livro de D. Administrativo e desejo saber se tem alguma sugestão para a prova discursiva para Analista de Orçamento do MPU.


    Atte,

    Fernando Augusto - fernandoapv@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre que começo uma redação,ate começo bem,más no desenvolvimento sempre fujo do tema,e escrevo demais,é como se tivesse virado um vicio,o que posso fazer para escrever uma boa redação,coerente e principalmente sem fugir ao tema proposto.Obrigada..

    Ana Waldéllia.

    ResponderExcluir
  7. Professor Luciano quero aqui agradecer a sua atenção e colaboração, vez que buscar matéria via internet está impossível, virou um grande comércio descarado.
    Concordo que lançamentos de livros, apostilas, tudo bem, já que gasta-se material, etc.
    Agora, cobrar informação ou dica, é o fim da picada.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Não precisa colocar título em redação de concurso, exceto se cobrado expressamente. Para Analista de Orçamento é difícil prever o tema, uma vez que todos os assuntos são igualmente importantes. Na minha aula do dia 04/07, no Curso Aprovação de Brasília, comentarei alguns temas de orçamento. Para não fugir do tema, procure traçar um roteiro do texto antes e segui-lo fielmente (uma espécie de check list do que vc vai escrever. Espero poder continuar sempre ajudando. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Prof. Gostaria de saber sobre possíveis temas para a redação de analista processual do MPU, pode ser cobrado sobre o Conselho Nacional do MP???Grata

    ResponderExcluir
  10. Professor,gostaria de saber quais os possíveis temas para a prova de analista administrativo do mpu 2010,qual o tipo de tema que a cespe geralmente usa em concursos.

    ResponderExcluir
  11. Professor, por favor, me informe se a possibilidade de cair sobre legislação do MPU na discursiva, da prova de analista processual, é certeira?? Acho que é mais importante dar valor para essa matéria certo??
    Muito Obrigado, desde já

    ResponderExcluir
  12. valeu pela resposta rápida!

    ResponderExcluir
  13. Oi professor acabei de fazer a prova do MPU para Enfermeira de nivel superior, e a minha redação era sobre doenças sexualmente transmissiveis... Eu inveitei um tema baseado pelo que colocaram la e coloquei na minha redação sera q fiz mal??? posso ser desclassificada por isso??? Desde ja obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Vai depender de quão bem você foi na "invenção" do tema. Se foi algo pertinente e não houve erros graves, você pode até tirar uma boa nota. Vamos aguardar. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  15. Putz professor! Sou estudante de direito fiz a redação no modelo especificado, sendo que neste modelo tirei 98 no enem e 89 na Prf! mas no Mpu me deram nota 2,9! Tô arrasado como se não soubesse nada! Fiz 90 na prova e 2,9 na redação!
    No edital diz que para classificar deve-se tirar no minimo 5 na redação!Vou esperar sair o espelho da redação dia 20! para ver se entro com recurso ou não! Mas me decepcionei, a ponto de querer abandonar concursos publicos! Vou continuar na pm mesmo! Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Professor, por favor coloque dicas para interposição de recursos para a prova de nível superior do MPU, no meu caso Analista Administrativo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Professor fiz o concurso do MPU para o cargo 45 e fiz 100,5 na prova objetiva e apenas 4.3 na discursiva. To arrasada e indignada. Mas parece que não só sou eu que está indignada com o resultado da prova discursiva. Gostaria que o senhor postasse algumas dicas para a interposição de recurso para o cargo 45 - analista processual. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde professor Luciano, e demais concurseiros! Professor, estou em situação semelhante a este post anterior, preciso de ajuda pra interpor recurso para o cargo de técnico administrativo-46, cujo prazo é a tarde de amanhã.
    Minha nota foi 105, e fiquei com 3,74. Falam sobre dois erros de grafia/acentuação que não encontrei, um erro de morfossintaxe e um de propriedade vocabular, mas não sei exatamente o que fazer. O senhor pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. PROFESSOR! PRECISO DE AJUDA NA ELABORAÇÃO DO RECURSO. DÊ DICAS DE PELO MENOS COMO COMEÇAR! GRATA!

    ResponderExcluir
  20. Estou arrasada com a redação do MPU, mas nao consigo ver minha nota, uma vez que classificada na Prova Objetiva..ta parecendo "pastelão" isso!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, professor! Poderia postar alguns possíveis temas para o consurso de analista judiciario do TRT 12 região, também um modelo digitado de redação. Muito obrigada!
    Meu nome é Débora. Meu e-mail deborasilva@blumenau.sc.gov.br

    ResponderExcluir
  22. Professor, acho q cmo todos a minha maior dificulade é desenvolver a redação, concluir o segundo garu no ano de 2000 e só agora vou tentar um vestibular, nunca tive essa experiência antes.
    Será q tenho chances de passar no vestibular, aho q estou muito desatualizada, achei q foi até imprudencia minha, tentar o vestibular sendo q estou amais de 10 anos sem estudar.

    ResponderExcluir
  23. Que redação maravilhosa, conseguir obter alguns conhecimentos nessa matéria, pois estava perdida. Gostaria que me fizesse um grande favor, colocasse um exemplo de uma redação dissertativa sobre noções de direito administrativo e constitucional do concurso PREVIC. Agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Professor, de que maneira devemos ordenar as ideias numa redação, no caso do MP para ensino médio, estou muito preocupada no que diz respeito a redação, estou desatualizada.

    ResponderExcluir
  25. professor gostaria de saber dos possiveis temas a serem cobrados na redaçao para o concurso do senado. será q pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Olá, vou fazer o concurso pra previdencia e eles pedem pra fazer uma redação sobre Direito administrativo e constitucional. To perdida, não sei como fazer, pode me ajudar?
    email: dark-isis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Professor vou fazer a 2ª etapa do concurso do TJ do estado do Maranhão, e gostaria de saber possiveis temas. Se tiver como me ajudar agradeço.
    email: su.31@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. professor luciano vou fazer um concurso para enfermeiro e terá uma redaçao dissertativa em prosa, me dá uma dica de como fazer uma redaçao desse tipo e qual possivel tema, obrigado.

    ResponderExcluir
  29. professor Luciano vou fazer um concurso para enfermeiro e terá na segunda etapa uma redação dissertativa argumentativa em prosa me dê dicas de como fazer uma redação desse tipo e qual o possível tema... será q alguma coisa sobre o SUS, ou cenário nacional em que se encontra a saúde nos dias de hoje. obrigado: meu email é: vandecaflanatico@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  30. Bom tava só olhando aqui, fazendo pesquisa, numa aguniação sem tamanha, e achei muita coisa interessante a respeito de redação... gostaria de ver algumas sujestões de temas para nivel Fundamental de Aixíliar juduciário do TJMA.

    ResponderExcluir
  31. SUGESTÕES DE TEMA PARA REDAÇÃO:

    GILSON NASCIMENTO: "combrado"
    RACHID: terá "mas" chance

    CONSELHOS ÚTEIS:
    P/ ANA WALDÉLIA: procure concursos que não tenham redação.

    LUCIANO OLIVEIRA: claro que está ajudando, mas quando perguntado sobre os temas, não deixou de vender seu "peixe". Só faltou dizer o valor da inscrição no curso que iria dar no aprovação.


    ANONIMO: se você realmente é estudante de Direito, jamais deveria se dirigir ao mestre desta maneira. "PUTZ". Fala sério ...

    VANDERLAN: que email é esse meu irmão ? WANDECA... é isso mesmo ?

    PYTO: "tava", "aguniação". Você foi simplesmente inigualável.


    Bons estudos a todos.

    PS: é só para descontrair, sem intençao de ofender ninguém. Estamos todos no caminho. Boa sorte e sucesso a todos.

    Obrigado pelas dicas ao Mestre Luciano. Muito úteis

    ResponderExcluir
  32. Professor, já tive vários professores de redação e cada um defende essa ou aquela forma de introção. Alguns ,como o exemplo dado por você, recomendam a tese, já outros defendem:tese+argumentos.Confesso que nesse último caso as vezes me perco.Sendo assim, qual o seu posicionamento acerca dessas duas visões de meus professores?

    ResponderExcluir
  33. Bom Dia!
    Professor, vou fazer o concurso do senado para processo legislativo e estou com medo de cair temas que eu não domino muito bem na redação. Sendo assim, o senhor pode dar algumas dicas sobre possíveis temas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Como vai Luciano, tenho certeza que vamos ser colegas.. estou indo pelo que considero o caminho mais ágil. Auxiliar Legislativo. Que tal umas idéias para a redação deste ano, (2012).

    Grande abraço,

    Fábio
    fabiofajardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Tiro o chapéu para vc caro colega, após ler a sua vida pregressa, vejo que vc agiu correto em sair da MB e continuar sua vida, sem precisar ficar bajulando ninguém para alcançar vitórias, estou aposentado, sou praça porém adorei ler as suas conquistas após sair da MB. ADSUMUS

    ResponderExcluir
  36. boa tarde vou fazer uma prova da cespe na area de policia quais os temas possivel é ensino medio ,para a redaçao

    ResponderExcluir
  37. Sou professora de redação para concursos públicos, especialmente para as bancas CESPE e FCC.Presto auxílio online na correção de redações e melhoria no processo de escrita.
    Caso houver interesse:
    viviantrombini@hotmail.com
    Att,

    ResponderExcluir