A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MPU 2010: CURSO DE DISCURSIVAS

Ministrarei, no dia 28/08, no Curso Aprovação de Brasília, um aulão de técnicas de discursivas para o MPU 2010 (técnico e analista). Analisarei a grade de correção do Cespe, fornecerei preciosas dicas de como redigir bem e comentarei questões anteriores do Cespe. Maiores informações no site do Curso Aprovação de Brasília: www.cursoaprovacao.com.br/brasilia.

60% de desconto no site do Peixe Urbano de Brasília.

Até lá!
Luciano Oliveira

48 comentários:

  1. Prezado Prof. Luciano,

    gostaria muito de receber dicas sobre os assuntos possíveis de serem combrados pelo CESPE na prova discursiva para Analista Processual.

    "sandrocpa001@yahoo.com.br"

    Desde já agradeço pela atenção.

    Atte.

    Sandro José Alves

    ResponderExcluir
  2. Caro Professor gostaria de sugestões para redação do MPU para o cargo de Analista de Orçamento desde já Agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Professor, o senhor tem algum material sobre noções de adm. financeira para o cargo de analista de orçamento do mpu?

    Grato, Sandro Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Prof. Luciano,

    gostaria muito de receber dicas sobre os assuntos possíveis de serem combrados pelo CESPE na prova discursiva para Analista Administrativo.
    Desde já agradeço
    Vando
    prvando_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Prof. Luciano,

    Teria a possibilidade de disponibilizar no blog esse material que o senhor ministrará no dia 21/08 no Curso de Aprovação de Brasília.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. gostaria de receber dicas de redação discursiva do concurso mpu
    atenciosamente.
    loamily_topmodeell.com.br

    ResponderExcluir
  7. Prof.,gostaria de umas dicas a respeito da discursiva para analista processual.

    Vc tem condições de me mandar por email?
    anarosagouveia@hotmail.com

    Atenciosamente, obrg

    ResponderExcluir
  8. Entrei no link e não consegui mais informações sobre esse aulão do dia 21/08! Qual horário, quantas horas e o preço, inclui material? Obrigada, Gisela

    ResponderExcluir
  9. Porfessor, também queria receber sugestões para analista orçamento.

    reydillamaia@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Prezado Professor

    Se possível, gostaria de receber algumas dicas para a prova do MPU, Cargo:Analista Processual.

    Desde já agradeço a atenção.

    danimcerqueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Prezado professor,

    Gostaria de saber, por gentileza, se vc corrigiria redações para técnico administrativo do MPU? (ou conhece alguém que poderia fazer esse serviço - não aulas, só correção)

    Isto é, poderíamos combinar de vc me enviar alguns temas de redação, eu faria e enviaria de volta, para correção. Obviamente, com uma contra-partida financeira.

    Por favor, envie um e-mail para felipe_akio@hotmail.com para conversarmos melhor.

    Obrigado pela atenção e compreensão.

    ResponderExcluir
  12. Prof. Luciano,

    Gostaria de receber dicas sobre possíveis assuntos de serem cobrados pelo CESPE na prova discursiva para Analista Processual.

    maelri@ig.com.br

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, é difícil saber os temas mais importantes de cada cargo. Sugiro vcs darem uma olhadinha no site do Cespe, onde ficam todas as provas anteriores. Lá vcs encontrarão alguns exemplos. Bons estudos.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Professor!

    Fantástica esta dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá Professor Luciano!

    Será que vai ter alguma equipe de recurso para ajudar nas discursivas do TCU, cujo espelho vai sair na quarta.

    Caso não tenha dessa vez, você e outros professores recomendados, poderiam ajudar ou mesmo elaborar recursos para ex-alunos seus, mediante pagamento?

    ResponderExcluir
  16. Oi Professor estou desesperada.
    Sera que o senhor poderia me ajudar me falando quais os possíveis assuntos o Cespe poderá cobrar para prova discursiva de Analista Processual do MPU? mUITO OBRIGADA DESDE JA.
    biancatorres21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Professor

    Na prova discursiva de Analista Processual do MPU, feita pelo cespe, acabei sendo induzido ao erro e fiz um "relátorio" sobre o caso apresentado na questao. Olhando hoje o questão a prova só pede para discorrer sobre o caso, o que seria um dissertação me parece.
    No relátorio que fiz abordei as técnicas de relátorio padrões, tendo feito o texto de acordo com o pedido na prova.

    Queria saber se isso pode zerar minha prova, o fato de ter feito um relátorio e não uma redação.

    ResponderExcluir
  18. Professor! meu caso foi o do colega! No entanto, no relatório fiz uma abordagem de todos os tópicos solicitados pela banca!!!
    Queria saber se isso pode zerar minha prova, o fato de ter feito um relátorio e não uma redação.

    ResponderExcluir
  19. Creio que não, o que importa é o conteúdo da peça estar correto. Pode até ser descontada alguma pontuação de apresentação, mas pouca coisa, visto que essa parte vale apenas 10% da nota de conteúdo.

    ResponderExcluir
  20. Professor, meu caso já foi o contrário dos dois acima, eu fiz um redação genérica sobre o caso, abordando os tópicos pedidos, será que eu posso zerar a prova, não tendo citado o caso hipotético, ou seja falando de João.

    ResponderExcluir
  21. Por favor, responda-me, pq estou desesperado!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, fiquem calmos. O mais importante não é a forma, mas abordar o conteúdo pedido. Se vcs tiverem escrito tudo que importa, o Cespe concederá os pontos da questão.
    O Curso Aprovação de Brasília (www.cursoaprovacao.com.br/brasilia) deve prestar o serviço de apoio aos recursos das discursivas, como tem feito em outros concursos. Assim que eu souber detalhes, postarei aqui no blog.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por ter me respondido, professor Luciano, o senhor me acalmou. Eu sou de Minas Gerais, na realidade, sou uma concurseira, conheço uma pessoa que fez uma redação sobre o caso hipotético dado, ou seja analisou o caso,de acordo com os tópicos pedidos, eu já abordei os tópicos pedidos, em uma redação genérica. O senhor leu o caso hipotético da prova de analista processual? Se eu precisar recorrer tem como eu entrar em contato com o senhor?

    ResponderExcluir
  24. professor,
    a redação de analista processual pediu para se "discorrer", mas se quisesse de fato um texto dissertativo teria sido explícito como fez na prova de analista administrativo... Assim, entendi quando li a redação e não havia comando de modalidade textual...
    Fiz a redação com uma "introdução" para resumir o caso e mais 3 parágrafos cada um desenvolvendo um tópico, mas não fiz conclusão por falta de linhas... Estou com medo de ser desclassificada por isso... O que o sr. acha?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Prof:por gente lesa me oriente neste caso,Candidato(a) habilitado(a) nas provas objetivas, mas não classificado(a) para a segunda fase,tenho direito a recurso na prova discursiva?

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  26. Prof:por gente lesa me oriente neste caso,Candidato(a) habilitado(a) nas provas objetivas, mas não classificado(a) para a segunda fase,MPU 2010,tenho direito a recurso na prova discursiva?

    ResponderExcluir
  27. Professor, bom dia...gostrai de seber o que significa estar classificado para a segunda fase do MPU, terei que fazer outra prova ou entrevista? Grata Angela Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  28. Caro Professor: A cespe zerou minha prova escrita, pois fiz um relatório abordando todos os tópicos solicitados pela banca... Agora, como devo proceder?

    ResponderExcluir
  29. Nobre Professsor, a CESPE informou que estaria habilitado na prova objetiva, mas não classificado para a segunda fase, ou seja, redação, sem que com isso, me fosse informado da minha pontuação ou nota. Portanto, gostaria de saber se poderia me auxiliar na elaboração de recurso, pois tudo que foi pedido pela banca foi informado na redação feita por mim. O cargo pretendido foi o de n.45 - Analista processual. Deixo e-mail para contato: cvalente@infolink.com.br

    ResponderExcluir
  30. Professor, meu caso é igual ao do colega postado acima o cargo pretendido é técnico administrativo e gostaria de saber como posso proceder para resouver essa situação???
    meu email de contado é: linic25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Nobre Professsor, a CESPE concedeu apenas um dia para recorrer. Haveria a possibilidade do senhor informar um esboço de uma resposta a questão de analista processual?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  32. Professor, meu caso é igual aos do colegas postado acima habilitado na prova objetiva, mas não classificado para a segunda fase o cargo pretendido é técnico administrativo e gostaria de saber como posso proceder para resouver essa situação???
    meu email de contado é: rodrigowsdb@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Professor meu caso também é igual ao dos colegas...habilitada na prova objetiva, mas não classificada para a segunda fase.A segunda fase seria a redação?porque nem a nota da redação eles disponibilizaram.Cargo: tecnico administrativo.Gostaria de saber o que devo fazer?
    Meu e-mail de contato:karina.mfc@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. BOA TARDE PROFESSOR! PARECE ATÉ ENGRAÇADO MAS O MEU CASO É IGUAL DOS COLEGAS ACIMA, FUI HABILITADO, MAS NÃO CLASSIFICADO PARA SEGUNDA FASE. O QUE QUER DIZER ISSO?
    AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO!
    ALEX_BOULHOSA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde professor,
    fiz a prova para tec em informatica
    e diferente dos colegas acima eu fui classificado
    para a segunda fase discursiva, mais em parte alguma do edital de abertura fala sobre essa tal
    segunda fase, você pode me explicar o que seria ?
    abraço.
    rafael-mart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Professor, meu caso é igual aos do colegas postado acima habilitado na prova objetiva, mas não classificado para a segunda fase o cargo pretendido é técnico administrativo e gostaria de saber como posso proceder para resoLver essa situação???

    N_NATHASHA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  37. Professor, preciso recorrer da discursiva do MPU e gostaria de receber algum modelo.

    brunavaloes2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Professor, preciso recorrer da discursiva do MPU e gostaria de receber algum modelo ou dicas.

    Só tive um erro de português inquestionável, mas é quanto ao conteúdo que almejo maior pontuação.

    O recurso pode fazer com que a minha nota caia? Isso é corriqueiro?

    Como fundamento, pois apesar de não me derem notas altas no conteúdo, respondi a todos os pontos que eles pediram na prova?

    keniariosdelimas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Professor, meu caso é igual ao dos colegas acima: habilitada, mas não classificada...
    Gostaria saber se tem como visualizar a redação para, pelo menos, entrar com recurso.
    Por gentileza, se puder me ajudar, meu e-mail é rodrigo1012010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Prof. fiz o concursos mpu 2010 para cargo 46 tecnico RJ, habilitada mas não classificada p 2a.fase, ou seja mesmo aprovada não tive a redação corrigida. É o fim para esse concurso, ou tem alguma chance de ser diferente, já que alguns que foram classificados não obtiveram a nota mínima na redação:
    Obrigada,
    simonearco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Professor, meu caso é exatamente igual aos demais. Habilitada, mas não classificada para a segunda fase. Minha nota é maior do que muitos que apareceram na lista de SP. Não consegui entender. Obrigada!
    shimarciano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá Professor! Meu caso é igual ao dos colegas acima. Fui habilitado e não classificado para segunda fase. O QUE QUER DIZER ISSO?
    gabrieldarocha@yahoo.com.br
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  43. Olá prof. o meu caso é o mesmo problema das pessoas acima, candidato habilitado nas provas objetivas mas não classificado para a segunda fase. Eu gostaria de saber se ainda aah uma chance de ser chamando futuramente? eu será dificil de ser chamado. por favor quero saber a resposta.
    e-mail: lucian.cardoso de Deus
    serei muito grato
    obrigado

    ResponderExcluir
  44. Olá prof. o meu caso é o mesmo problema das pessoas acima, candidato habilitado nas provas objetivas mas não classificado para a segunda fase. Eu gostaria de saber se ainda aah uma chance de ser chamando futuramente? ou será dificil de ser chamado. por favor quero saber a resposta.
    e-mail: lucian.cardoso@hotmail.com
    serei muito grato
    obrigado

    ResponderExcluir
  45. Olá prof. o meu caso é o mesmo problema das pessoas acima, candidato habilitado nas provas objetivas mas não classificado para a segunda fase. Eu gostaria de saber se ainda aah uma chance de ser chamando futuramente? ou será dificil de ser chamado. por favor quero saber a resposta.
    e-mail: aluizapaula@ig.com.br
    obrigado!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde Prof°, meu caso também é o mesmo do "habilitado na prova objetiva, mas não classificado para a segunda fase". o que realmente significa?

    Aguardo resposta!!
    e-mail: betovolpini@yahoo.com.br

    Obrigado pela atenção!!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde!

    professor meu esposo foi habilitado , mas não classificado para segunda fase! a nota dele foi 77,7 ainda tem chance de ele ser chamado?
    e ele teve 4 questões anuladas a gente soma a nota dele com as questões anuladas?
    para se ter o resultado!?

    ana paula admrj.agar@gmail.com




    ana paula admrj.agar

    ResponderExcluir
  48. 11 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
    11.1 Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
    11.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
    11.3 O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que acompõem.
    11.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
    a) obtiver nota inferior a 12,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1);
    b) obtiver nota inferior a 27,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específico (P2);
    c) obtiver nota inferior a 45,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
    11.5 O candidato eliminado na forma do subitem 11.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso público.
    11.5.1 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 11.4 deste edital serão ordenados por cargo/área/UF de vaga de acordo com os valores
    decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas em P1 e P2.


    11.5.1 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 11.4 deste edital serão ordenados por cargo/área/UF de vaga de acordo com os **(valores
    decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas em P1 e P2.)**
    12.3 Os candidatos serão ordenados, de acordo com os **(valores decrescentes da nota final no concurso público, por cargo/área/UF de vaga.)**
    7.3 **(Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar
    um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas.)**

    13 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
    13.1 Em caso de empate na nota final do concurso, terá
    preferência o candidato que, na seguinte ordem:
    a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último
    dia de inscrição neste concurso público, conforme o parágrafo único
    do artigo 27 do Estatuto do Idoso;
    b) **(obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos
    Específicos (P2);)**
    c) **(obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de
    Conhecimentos Específicos (P2);)**
    d) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de
    Conhecimentos Básicos (P1).
    13.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato
    mais idoso.

    de acordo com os comandos aqui expresso um candidato que foi aprovado com 45 pontos exigidos no edital teve 105 na nota final, uma vez que respondeu as 150 quetoes 45-150=105

    Envie a resposta para jrobertoramos2010@bol.com.br

    ResponderExcluir