A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

sábado, 18 de dezembro de 2010

ESTUDOS PARA O SENADO FEDERAL 2011

Outro dia um aluno me abordou na rua:
- Fala, Luciano! E esse concurso do Senado que ia sair, ficou pro ano que vem, né?
Eu disse que sim, que agora haveria mais tempo para estudar. Mas o aluno estava chateado. Disse que havi perdido dois meses estudando para o Senado, enquanto outros concursos pipocavam por aí. Além disso, se o edital só sairia no ano que vem, para que estudar agora?
Confesso que fiquei surpreso com esse comentário. Inicialmente, eu disse a ele que nenhum estudo era perdido, pois as informações adquiridas se incorporavam à nossa esfera de conhecimento. Disse ainda que deixar para estudar somente quando o edital estivesse próximo de sair era um prato cheio para os concorrentes, que, certamente, não deixariam de estudar neste período.
Difícil entender o que se passava na cabeça da pessoa. Já é difícil conquistar uma vaga estudando com um ano ou mais de antecedência, imagine então se preparando durante apenas os dois ou três meses que antecedem a prova. Procurei orientá-lo da melhor maneira possível, dizendo que o segredo agora era manter o ritmo e não deixar cair o padrão.
O fato é que a coisa se transformou de uma prova de velocidade em uma corrida de fundo. Quando o edital do Senado estava previsto para dezembro, venceria quem fosse mais rápido nos estudos e mais eficiente na capacidade de memorização. Agora, sairá vitorioso quem mantiver um ritmo constante e disciplinado de preparação e conseguir chegar inteiro ao final (entenda-se: chegar inteiro à data da prova, que provavelmente será no segundo semestre de 2011).
Portanto, se você quer trabalhar na Câmara Alta da República, não desista agora, nem desvie o foco de seus estudos para o próximo concurso ou o que vier depois dele. Não fique como cego em tiroteiro, atirando para tudo que é lado. Foque o concurso do Senado Federal. Concentre seus esforços. E você sairá vitorioso.
Bons estudos!
Luciano Oliveira

15 comentários:

  1. professor, quando e onde o sr. vai abrir novas turmas de exercícios avançados de direito administrativo?

    ResponderExcluir
  2. Luciano,

    Concordo inteiramente com sua mensagem.


    Professor, quando e onde o sr. vai abrir novas turmas de exercícios avançados de direito administrativo?(2)

    Poderia ser no Ponto dos Concursos?Rs!!!

    ResponderExcluir
  3. Até parece que fui eu que fiz a pergunta, mas não foi. Grande lição. Vamos botar pressão para o próximo governo contratar os concursados, e não os comissionados e aloprados.

    Quanto aos congressistas mais bem pagos do mundo, de olho nele$.

    ResponderExcluir
  4. Professor,

    vc acha que vale pena sair do TCU como AUFC para virar analista legislativo do Senado?

    Grato

    ResponderExcluir
  5. O cargo de AUFC do TCU é área-fim e bastante gratificante; o de Analista do Senado é área-meio (o cargo de área-fim no Senado é o de Consultor). Atualmente o Analista do Senado está ganhando mais que o AUFC, mas isso pode mudar no futuro. Creio que a decisão é pessoal. Tanto em um como em outro argo, o servidor estará bem.

    Quanto às turmas avançadas de Direito Administrativo, no momento estou sem agenda, mas é um projeto que pretendo repetir em 2011, visto que desde 2009 que não ministro turmas avançadas.

    ResponderExcluir
  6. Olá professor,
    gostaria de saber se no concurso do senado terão vagas para analista área proc legislativo ? e o concurso será no 2 sem com certeza?

    ResponderExcluir
  7. outra dúvida... durante o recesso parlamentar o como funciona o trabalho no Senado? O servidores tem alguma folga nesse período?
    grato ,
    Ronaldo Rj

    ResponderExcluir
  8. O QUE FAZ UM ANALISTA DO SENADO ÁREA PROC LEGISLATIVO? ELE TEM CONTATO COM POLÍTICOS?

    ResponderExcluir
  9. Professor, esse corte no orçamento deixou um vácuo enorme de incerteza.

    Vai ao menos ter o concurso para o Senado? Qual a expectativa em relação a prazos? É aconselhável continuar o preparo, ou melhor começar a reorientar os estudos? Os cargos e salários previstos com a autorização das 180 vagas sofrerão modificação?

    Saiu no Estadão o seguinte: "O primeiro-secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB), destacou que o concurso está suspenso até que seja aprovada a prometida reforma administrativa da Casa. O projeto em tramitação ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa." (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,senado-suspende-concurso-e-acaba-com-horas-extras-para-chefes,677780,0.htm)

    Se isso for verdade, podemos esquecer o concurso para esse ano, certo?

    Espero muito que você responda esse comentário. Será útil para milhares de pessoas.

    Abraços,
    Fábio.

    ResponderExcluir
  10. Professor desejo fazer o seu curso de regimento interno SF do ponto dos concurso mas verifiquei que já está no fim, o senhor pretende abrir outra turma?

    ResponderExcluir
  11. Já abrimos a turma 2 do curso de RISF. O Presidente Sarney confirmou o concurso, disse que haverá apenas um pequeno adiamento para formular melhor o edital. O Analista do Senado atua no trâmite das proposições legislativas. Pode ter contato com políticos e até servir nos gabinetes, com o tempo. Haverá vagas para Analista de processo legislativo. O recesso parlamentar é apenas para os Senadores, os servidores trabalham normalmente nesse período.

    ResponderExcluir
  12. Professor mais um dúvida: no forum concurseiros (página do senado) alguns colegas postaram que seria possível ter lotação fora de Brasília e deram como exemplo o RJ.Isso é realmente possível?

    ResponderExcluir
  13. PROFESSOR ALÉM DA REMUNERAÇÃO Q PODEMOS VER NA LEI 12300, QUAIS OS AUXILIOS Q OS SERVIDORES DO SENADO RECEBEM? POR FAVOR SE PUDER INFORME OS VALORES.

    ResponderExcluir
  14. prof ... e o concurso será q sai mesmo????não há mais noticias....

    ResponderExcluir
  15. oie luciano, SOU A KÉSIA, estagiária da sua ex sala no tcu, ENTAO,onde você esta dando aula?? kesiapaula2@gmail.com

    ResponderExcluir