A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CONTINUEM ESTUDANDO

Olá, pessoal! Hoje foi veiculada matéria no DF TV 1.ª edição sobre os efeitos dos cortes orçamentários do Governo federal sobre os concursos públicos. Eu dei uma entrevista à emissora, na qualidade de presidente da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros (Andacon), já que a entidade foi procurada pela Globo para manifestar sua opinião.

Quem quiser ver a entrevista, basta clicar no link abaixo e assistir ao vídeo:

http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1647399-10039,00-CURSINHOS+CONTINUAM+EM+ALTA+APOS+ANUNCIO+DE+SUSPENSAO+DE+CONCURSOS.html

O que eu falei foi o mesmo que disseram os demais entrevistados: é hora de continuar estudando, pois quem mantiver o ritmo dos estudos conquistará a vaga no serviço público.

Isso porque, em primeiro lugar, esse contingenciamento atinge apenas os concursos da Administração direta do Executivo federal, que representam uma pequena parcela de todos os concursos públicos que serão realizados em 2011 no Brasil. E, em segundo lugar, mesmo esses certames sujeitos ao corte podem vir a ser realizados, caso seja comprovada a real necessidade.

Ocorre que essa necessidade existe, pois há previsão de inúmeras aposentadorias na Administração Pública em 2011 e 2012 e o Governo não pode ficar sem gente qualificada para trabalhar.

Portanto, fica a dica: não se deixem desanimar pela notícia. Continuem firme nos estudos que a vitória virá!

Grande abraço e bons estudos!

Luciano Oliveira

10 comentários:

  1. Bom dia professor Luciano, obrigado pelas informações do blog.

    Você poderia falar como funciona a rotina do consultor legislativo (por exemplo, na área de administração pública)? Como é o dia-a-dia? É possível conciliar com a carreira acadêmica, particularmente ministrando aulas em um curso de mestrado/doutorado?

    Em relação ao perfil do trabalho, é algo que é compatível para pessoas que tem um perfil mais acadêmico (com formação de doutorado)?

    Muito obrigado,
    Artur

    ResponderExcluir
  2. A carreira de consultor legislativo consiste em assessorar os parlamentares no processo legislativo, seja dando pareceres sobre projetos de lei, seja elaborando anteprojetos, seja fazendo estudos sobre alterações legislativas que podem ser propostas futuramente. É um trabalho plenamente compatível com a área acadêmica, uma vez que exige amplos estudos e atualizações por parte do consultor.

    ResponderExcluir
  3. Professor, para residentes fora de Brasília, os cursos do ponto de Regimento Interno e Processo Legislativo são suficientes, tendo em vista o(s) cargo(s) de analista/técnico de processo legislativo.

    ResponderExcluir
  4. Professor, pelo portal transparência do senado deu para ver que existem apenas 22 contadores no senado e que aparentemente nenhum destes apresenta tempo suficiente para se aposentar. Estou em dúvida entre a área contábil e processo legislativo. Pelo o que o senhor pode ver no dia a dia do senado, será que desta vez o senado terá necessidade de convocar um pouco mais do que convocou o concurso passado 6 contadores.

    ResponderExcluir
  5. Os meus cursos de Regimento Interno e Processo Legislativo estão bem completos. Você pode complementar com aulas de vídeo, parece que o IGEPP vai lançar um curso on line. O ideal é armar-se de todas as ferramentas disponíveis, pois o concurso vai ser bem concorrido.

    Segundo informações do Senado (Ato da Diretoria-Geral 330/2011), haverá duas vagas para contadores, sem previsão expressa de cadastro de reserva (o que não impede de chamarem reservas mesmo assim).

    ResponderExcluir
  6. Olá professor, vc vai postar dicas para a prova
    discursiva do TRF1?
    obrigada! Érica

    ResponderExcluir
  7. Professor, será que o senhor poderia dizer quantas horas diárias se trabalha no senado? Muita gente tem esta dúvida,alguns dizem que é igual ao TCU 7 horas , outros falam em 8.

    ResponderExcluir
  8. No Senado, a regra é oito horas diárias. Existe a possibilidade de fazer seis horas, se o setor funcionar em turnos ininterruptos de revezamento e a natureza das atividades do setor permitir isso. Não é muito comum. Fique preparado para oito horas por dia.

    Para a prova do TRF 1, uma possibilidade é algum tema da atualidade relacionado ao Poder Judiciário. Sugiro ficar atento às notícias e verificar aquelas de interesse para o Judiciário.

    ResponderExcluir
  9. Olá professor!

    Estou estudando para a área contábil do Senado e a cada dia que passa cresce ainda mais a minha vontade de trabalhar no Senado. Não trabalho e estou estudando em torno de 9 horas líquidas, mas confesso que quando vejo o quadro reduzido de contadores no senado federal e sem a possibilidade de aposentadorias na área fico um pouco desanimada. O senhor acha que se uma pessoa começar agora do "zero" para processo ela consegui chegar brigando com os demais que já estão estudando exclusivamente para processo desde o início do ano? Quero muito este concurso e estou fechando os olhos para os demais , só não sei se é uma boa a este altura do campeonato a troca de áreas. O senhor acha que este concurso sai o edital antes de dezembro deste ano? Estou com medo de trocar de área e este concurso sair o edital antes de dezembro.

    ResponderExcluir
  10. O que posso dizer é que não esmoreça jamais. Confie em vc e conseguirá seu objetivo!

    ResponderExcluir