A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

domingo, 25 de dezembro de 2011

DICAS DE ESTUDO PARA O SENADO

Meus amigos, seguem algumas dicas de estudos para o Senado 2012:


Para quem for fazer para Consultor de Orçamentos ou para Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo, não deixem de ler a obra "PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO FEDERAL - em exercícios comentados" (Editora Método, selo Vicente e Marcelo), que simplesmente disseca a Resolução nº 1, de 2006-CN (processo legislativo orçamentário), com centenas de questões comentadas sobre o tema.


O livro é fundamental para o cargo de Consultor de Orçamentos, seja do Senado Federal, seja da Câmara dos Deputados. Os autores são o Vincenzo Papariello e o Luís Otávio Barroso da Graça, ambos Consultores de Orçamentos do Senado Federal, meus colegas de trabalho.


Agora, para quem for fazer Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo, a matéria não deve ser cobrada na íntegra no concurso. Seguem, em minha visão, os artigos de interesse da Resolução n.º 01, de 2006-CN, para esse cargo:


Artigos 1º a 5º, 8º, 10 a 14, 18 a 21, 26 (caput e incisos), 27, 28, 35, 36 a 42, 83, 94 a 96, 101, 106, 107, 110, 111, 113, 131 a 137, 141, 149 a 152 e 154.


Vale repisar que, para o cargo de Consultor de Orçamentos, toda a Resolução deve estar bem fixada.


Além disso, seja para o cargo de Consultor, seja para o de Analista, chequem os artigos 89 a 103 do Regimento Comum do Congresso Nacional, que tratam do processo legislativo orçamentário.


Aproveito para comentar que acaba de ser lançado meu novo livro: "A Lei 8.112/1990 para Concursos", também pela Editora Método - Selo V & M, com 150 questões de concursos sobre o tema devidamente comentadas.


Bons estudos a todos!


Luciano Oliveira

12 comentários:

  1. Valeu professor! Estou retomando os estudos e seguirei seu blog para me orientar! Abcs e feliz nata!

    Renata Lima

    ResponderExcluir
  2. Onde posso encontrar cursos específicos para consultores do senado?

    e se tem algum que ainda tenha a parte específica da saúde??? Consultor subárea Saúde?

    grato.

    Walter

    ResponderExcluir
  3. Havera curso de Discursiva para o cargo de CONSULTOR??

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano.
    Comecei a estudar para o concurso de Técnico Legislativo em setembro de 2011, pouco tempo, pois a prova será já em março de 2012. Observo que parece que todo mundo que trabalha no Senado é professor de alguma matéria. Será que este quesito é obrigatório? Pessoas "normais" não são aprovadas? Um grande abraço. Paulo-Sertãozinho-SP

    ResponderExcluir
  5. Prof., eu e meu esposo somos da area de saude (medicos)...queremos fazer pra consultor. o senhor sabe dizer se existe algum curso online so pra consultor, subarea saude?
    o senhor tem email?
    abraco

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano, gostaria de saber o que faz o Analista na área de Assistência Social, e gostaria de saber também tua opinião quanto ao concurso ao longo do certame chamar mais do que as vagas previstas no edital.
    Fico grato pelas respostas.

    ResponderExcluir
  7. Professor, voce ministrará aulas em algum cursinho em Brasília??
    Obrigado
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Voce vai ministrar algum curso aqui em SP, antes da prova do Senado (11/03)?

    ResponderExcluir
  9. Professor,
    Tenho o seu curso de Processo Legislativo do Ponto dos Concursos de 2010/início de 2011. Gostaria de saber se há alguma diferença para este atualmente sendo vendido e se haverá algum complemento no conteúdo devido à publicação do Edital.
    Grata,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  10. Caro Luciano,

    É com grande admiração que vejo seu currículo em aprovação em grandes concursos. Gostaria de saber como você conseguiu esta empreitada. Há alguma técnica de estudos que poderia compartilhar conosco?

    Carlos Matias - carlosamf@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  11. Preciso de dicas de como estudar possíveis temas para a prova discursiva de analista de processo legislativo do Senado. Alguém pode indicar-me algum curso específico ou alguma técnica? Obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  12. O Ponto dos Concursos oferece cursos on line diversos para o Senado, inclusive para Consultor. Creio, no entanto, que não há curso específico para a área de saúde, pois a demanda é pouca e é difícil encontrar professores especializados. Não precisa ser professor nem gênio acadêmico para passar, é só fazer um trabalho sério de estudo que a pessoa tem boas chances. Eu diria que em todas as áreas eles vão chamar além das vagas ofertadas, mas não sei quantas exatamente. Eu ministro aulas atualmente no IGEPP, de Brasília. Estou sem agenda para novos cursos em SP até abril, infelizmente. Não houve mudanças significativas da nova edição do meu curso de Processo Legislativo em relação ao anterior. São várias técnicas de estudo, mas eu recomendo sempre fazer muitos exercícios das matérias e buscar o porquê de cada gabarito, sempre. No Ponto dos Concursos, há o meu curso de discursivas para o Senado, mas, infelizmente, as vagas se esgotaram e estou sem disponibilidade de lançar nova turma. Não sei que outro curso está ministrando turmas on line. Bons estudos a todos.

    ResponderExcluir