A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

sexta-feira, 8 de março de 2013

TÉCNICA PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DOS ESTUDOS



Olá, concurseiros! Trago hoje uma dica para aumentar o rendimento de seus estudos.

Uma técnica muito eficiente para fixar a matéria é responder a perguntas curtas e diretas, em poucas linhas. São as chamadas QUESTÕES OBJETIVAS ABERTAS. Abertas porque o candidato deve elaborar a resposta, não somente indicar a alternativa correta (como nas questões objetivas fechadas de A-B-C-D-E ou de certo/errado). E objetivas porque a pessoa tem apenas que responder diretamente ao questionamento, sem elaborar uma cadeia de raciocínio mais sofisticada, como em uma dissertação. Por exemplo:

1) Em que consiste o princípio da continuidade dos serviços públicos?

2) Qual a diferença entre revogação e anulação de um ato administrativo?

3) Quando é cabível o recurso extraordinário?

4) Por que as decisões do TCU não fazem coisa julgada?

5) O que é discricionariedade administrativa?

Vocês mesmos podem formular questões como essas e respondê-las depois de alguns dias. Com isso, promove-se a chamada RECUPERAÇÃO da informação, o que só será possível se vocês tiverem efetivamente obtido a RETENÇÃO do assunto. Desse modo, caso não consigam, após algum tempo, responder às questões que vocês mesmos elaboraram, no momento em que estudavam o assunto (isto é, no momento da PERCEPÇÃO da matéria), esse insucesso será um indicador de que vocês precisam retornar ao tema e reestudá-lo. Lembrem-se sempre dessa sequência de aprendizado:

PERCEPÇÃO – RETENÇÃO – RECUPERAÇÃO

Posteriormente, vocês podem pedir que colegas elaborem novas questões, para que vocês respondam. As questões formuladas por outras pessoas são boas por revelarem aspectos ou abordagens da matéria que talvez vocês não tenham visualizado quando do próprio estudo. Responder a tais questões consolida o conhecimento da matéria, ajudando-os a adquirir uma visão abrangente do assunto.

Lembrem-se de que a mera leitura é insuficiente para permitir ao aluno a recuperação da matéria, quando necessária (por exemplo, no dia da prova!). Uma vez lido e entendido o conteúdo da disciplina, ele fica no inconsciente, mas isso pode ser insuficiente para o alcance do sucesso em um exame. É preciso que vocês consigam recuperar essa informação, quando necessário, e, para isso, técnicas adicionais, além da mera leitura, são fundamentais.

Fica aí essa importante dica de estudos. Bons estudos a todos!

Luciano Oliveira

Um comentário:

  1. valeu professor... não consegui responder algumas de suas perguntas, vou voltar correndo e estuda-las..rsrs

    passarei a usar essa dica..abraço!!!!

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