A República Federativa do Brasil tem como fundamentos a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. No Brasil, é livre a manifestação do pensamento, a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, e o acesso à informação.
(Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988)

sábado, 2 de março de 2013

CONCURSO PÚBLICO NÃO É TUDO!

Caros concurseiros, passo hoje para deixar uma importante dica (de vida): não idealize o concurso público como a razão única de sua felicidade. Não torne o concurso o valor absoluto de sua vida. Aprovação em concurso público não é passaporte para a felicidade.

Conquistar um bom cargo público, alcançar uma vitória, obter maior remuneração, melhor qualidade de vida, tudo isso é importante para a realização pessoal e profissional, e a aprovação no concurso certamente contribuirá para isso. Mas é preciso sempre ter um “plano B”, caso as coisas não saiam como planejado. A aprovação em concurso público não pode ser (e não é!) a condição exclusiva para a felicidade do indivíduo. Isso só gera pressão, ansiedade, peso no candidato, e o resultado acaba sendo o inverso do desejado: a reprovação. Tudo porque, às naturais preocupações de um rigoroso processo seletivo, acaba se somando outra, muito mais profunda: ser ou não ser feliz.

Portanto, se você não passou em um concurso desta vez, não há problema, a vida continua, a felicidade não reside apenas nisso. Foi apenas mais uma maneira de se autoexpressar, de se autorrealizar. Mais uma maneira, não a única. Existem outras searas na vida, outros projetos e atividades que a pessoa pode desenvolver e ser feliz. O concurso é apenas um meio, não um fim em si mesmo. Ocupar um bom cargo público não é sinônimo de felicidade, você é muito maior do que isso, ou não haveria juízes, procuradores, consultores, auditores, analistas e outros agentes públicos infelizes. E há.

Além disso, ninguém é melhor que ninguém porque passou em concurso público. Existem pessoas altamente capazes, esclarecidas, instruídas, cultas, sábias que simplesmente não passam em concurso, pessoas muitas vezes dotadas de grande força interior, paz e felicidade, independente de viverem boas ou más experiências, as quais são encaradas com serenidade e sabedoria. Outras pessoas, por sua vez, nada possuem além de uma notável capacidade de memorização de dados, o que as faz passarem na prova, embora não tenham comprometimento, responsabilidade, respeito ou consideração com o próximo, com a instituição ou com o país. Nem maturidade ou sabedoria para serem felizes com a conquista alcançada.

Lembre-se: não converta em absoluto algo que é apenas relativo em sua vida: passar em concurso público. Aprovação não é sinônimo de realização. Sua vida é muito mais ampla que isso. Seus parentes, seus amigos, sua saúde, seus projetos estão esperando por você. Não os abandone.

Não estou falando em desistir do projeto concurso. Absolutamente não! Continue firme na jornada, estude, aprenda, desenvolva-se. Mas faça isso de maneira tranquila, com paz no coração, sabendo que sua paz interior e sua felicidade, na verdade, independem da obtenção dessa nova vitória.

Assim, se você não passou em um concurso desta vez, não há problema nenhum: você ainda tem a família, as amizades, Deus, o esporte, o trabalho etc. E mais: no mundo dos concursos, sempre há espaço para uma segunda chance: o próximo concurso, para o mesmo ou semelhante cargo. Portanto, a reprovação é apenas uma etapa em sua vida, não a sua vida inteira. Da mesma maneira, a aprovação também é apenas uma etapa, não a razão única de sua felicidade.

Continue estudando! Passe no concurso! E se não passar seja feliz assim mesmo!

Bons estudos!
Luciano Oliveira

2 comentários: